Voos suspensos temporariamente no aeroporto de Berlim por alerta de drones
compartilhe
SIGA
Os voos no aeroporto de Berlim-Brandemburgo foram suspensos nesta sexta-feira (31) por quase duas horas devido ao avistamento de drones não identificados, informou um porta-voz do aeroporto à AFP — um incidente semelhante aos ocorridos recentemente em outros países europeus.
As decolagens e aterrissagens foram interrompidas entre 20h08 e 21h58 locais (16h08 e 17h58 de Brasília), e "toda uma série de voos" foi desviada para outras cidades alemãs durante o fechamento, detalhou o porta-voz.
Para mitigar o impacto nas operações aéreas, a proibição de voos noturnos em vigor em Berlim também foi temporariamente flexibilizada.
"Presumimos que o perigo foi evitado por enquanto", acrescentou o porta-voz.
Os líderes alemães alertaram em várias ocasiões sobre a crescente ameaça representada pelos drones, após uma série de avistamentos de drones não identificados em aeroportos e instalações militares sensíveis neste ano.
A Alemanha, um dos principais apoiadores da Otan à Ucrânia em sua guerra contra a Rússia, apontou Moscou como responsável pelo aumento da atividade desses aparelhos.
Nos últimos meses, foram registrados múltiplos avistamentos de drones sobre bases militares, instalações industriais e outras infraestruturas críticas no país.
No início de outubro, drones avistados sobre a cidade de Munique, no sul da Alemanha, provocaram o fechamento do aeroporto local em duas ocasiões.
O ministro do Interior, Alexander Dobrindt, instou a "encontrar novas respostas para essa ameaça híbrida", pedindo maior capacidade para detectar, avaliar e, potencialmente, derrubar drones.
Drones também foram avistados sobre aeroportos e instalações militares na Dinamarca e na Noruega, e as suspeitas recaem sobre Moscou, que nega qualquer envolvimento.
bur-fec/st/mmy/cjc/am