Internacional

Polícia desmantela falsificadores de Picasso e Rembrandt na Alemanha e Suíça

Publicidade
Carregando...

Uma ampla operação desmantelou uma quadrilha de falsificadores de obras de Picasso, Rembrandt e Rubens na Alemanha e na Suíça, anunciou nesta sexta-feira (24) a polícia bávara em um comunicado.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

O principal suspeito, um alemão de 77 anos, havia tentado - com a ajuda de outros dez cúmplices - vender vinte quadros, provavelmente falsos, de mestres flamencos, de Picasso, Joan Miró, Amedeo Modigliane e Frida Kahlo por preços desde 400 mil euros (464 mil dólares ou 2,4 milhões de reais na cotação atual) até 130 milhões de euros (150 milhões de dólares ou 807 milhões de reais na cotação atual).

Em 15 de outubro, houve registros em várias cidades no sul da Alemanha, em Berlim, Potsdam e também em cinco cantões suíços e em Liechtenstein, informou a polícia da Baviera.

As suspeitas da polícia surgiram quando o principal acusado tentou vender quadros supostamente originais de Picasso, entre eles um retrato de Dora Maar.

Ele também teria tentado encontrar compradores para uma cópia do famoso quadro de Rembrandt, 'Os Síndicos da Guilda dos Tecelões', por um valor de 150 milhões de dólares.

A obra original - descrita como o último grande retrato do pintor flamenco - se encontra nas coleções do Rijksmuseum de Amsterdã, nos Países Baixos.

A cópia, "provavelmente do século XX", estava na posse de uma suíça de 84 anos, contra quem as autoridades alemãs e suíças também abriram uma investigação.

Os suspeitos haviam tentado convencer os possíveis compradores de que esta cópia é a original, e que a do Rijksmuseum de Amsterdã é uma falsificação.

A polícia alemã emitiu uma ordem de prisão contra o principal suspeito e contra outro idoso, de 74 anos, residente do oeste da Alemanha, responsável pela elaboração de certificados destinados a comprovar a autenticidade das obras.

No entanto, ambos estão em liberdade condicional.

clp/apz/mab/dbh/an/jmo/aa

Tópicos relacionados:

alemanha paisesbaixos pintura policia suica

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay