Internacional

Homem que atirou no premiê da Eslováquia é condenado a 21 anos de prisão

Publicidade
Carregando...

Um tribunal da Eslováquia condenou nesta terça-feira (21) a 21 anos de prisão o homem que atirou e feriu gravemente o primeiro-ministro, Robert Fico, em maio de 2024.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

Juraj Cintula foi condenado por crimes de "terrorismo". O juiz Igor Kralik argumentou que ele atuou "com a intenção de impedir o bom funcionamento do governo". 

Cintula, um poeta de 72 anos, deu quatro tiros em Fico a curta distância no dia 15 de maio de 2024. O primeiro-ministro ficou gravemente ferido.

Depois de ser detido no local do crime, o acusado afirmou que atirou no primeiro-ministro com a intenção de feri-lo e não de matá-lo. 

Cintula foi acusado inicialmente de tentativa de assassinato premeditado, mas a Promotoria revisou as acusações e o indiciou por "ataque terrorista", ao mencionar suas motivações políticas. 

Ele declarou à polícia que pretendia protestar contra as medidas adotadas pelo governo de Fico, citando a suspensão da ajuda militar à Ucrânia, que enfrenta a invasão da Rússia desde fevereiro de 2022.

Fico é um dos poucos líderes da UE que mantém vínculos estreitos com o presidente russo, Vladimir Putin.

O primeiro-ministro passou por duas cirurgias no hospital de Banska Bystrica, a cidade no centro do país onde ocorreu o incidente. Depois, ele passou quase dois meses em recuperação antes de conseguir reassumir plenamente suas funções.

pv-frj/jza/an/dbh/fp

Tópicos relacionados:

ataque eslovaquia governo politica tribunal

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay