Internacional

COI lamenta veto a atletas israelenses no Mundial de Ginástica Artística na Indonésia

Publicidade
Carregando...

O Comitê Olímpico Internacional (COI) lamentou nesta sexta-feira (17) a ausência de atletas israelenses no Mundial de Ginástica Artística que será disputado na próxima semana na Indonésia, cujas autoridades vetaram sua entrada no país.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

"O COI lamenta profundamente esta situação, ainda mais porque acontece depois de progressos significativos a favor de um acordo de paz durante a recente cúpula de paz no Egito, testemunhada pelo presidente da Indonésia", escreveu o COI em comunicado. "A comissão executiva do COI estudará a situação particular da Indonésia durante sua próxima reunião", acrescenta a nota.

"O esporte deve continuar sendo um espaço seguro, no qual os atletas podem realizar seus sonhos sem assumir responsabilidades por decisões políticas", continuou.

O Mundial de Ginástica Artística começará no próximo domingo em Jacarta sem a delegação israelense, que teve o visto negado pelas autoridades indonésias.

O governo do país asiático, o mais populoso do mundo de maioria muçulmana, "tem uma política firmemente estabelecida de não manter contato com Israel enquanto não for reconhecida a existência de uma Palestina livre e soberana", explicou no início de outubro o ministro de Assuntos Jurídicos e Direitos Humanos da Indonésia, Yusril Ihza Mahendra.

A Corte Arbitral do Esporte (CAS), à qual recorreu a Federação Israelense de Ginástica (IGF), negou na última terça-feira as pedidas provisórias para obrigar a Federação Internacional a "garantir a participação da equipe israelense no Mundial", sob o risco de "transferir ou anular" a competição.

No entanto, o CAS continua analisando os méritos de um dos dois recursos apresentados pela IGF em conjunto com "seis atletas israelenses", incluindo Artem Dolgopyat, campeão mundial de 2023 e medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020.

Por sua vez, o COI informou que mantém "diálogo" com a Federação Internacional de Ginástica, com o Comitê Olímpico da Indonésia e governo do país para "contribuir na busca por uma solução".

cfe-hpa/obo/iga/raa/cb/am

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay