Internacional

Putin diz que Rússia segue sendo 'um dos principais produtores de petróleo', apesar das pressões

Publicidade
Carregando...

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou, nesta quinta-feira (16), que seu país continua entre os principais produtores de petróleo do mundo, apesar do que ele classificou como práticas anticompetitivas "injustas".

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

Em uma conferência sobre energia realizada em Moscou, Putin afirmou que os países europeus prejudicaram suas próprias economias ao limitar as exportações de gás russo e criticou as restrições das potências ocidentais à importação de equipamentos para a Rússia.

Putin não mencionou a pressão dos Estados Unidos sobre a China e a Índia para que deixem de comprar petróleo e gás da Rússia.

"A Rússia mantém sua posição como um dos principais produtores de petróleo, apesar do uso de mecanismos de concorrência desleais contra nós", declarou Putin.

"Representamos aproximadamente 10% da produção mundial e esperamos que, no final do ano, nosso país tenha produzido 510 milhões de toneladas de petróleo", acrescentou.

O presidente americano, Donald Trump, pressiona a China e a Índia a pararem de comprar hidrocarbonetos da Rússia, a fim de reduzir os rendimentos que Moscou utiliza para financiar a guerra na Ucrânia.

Trump afirmou, na quarta-feira (15), que o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, prometeu que deixará de comprar petróleo russo, mas a Índia não confirmou esta declaração.

Nesta quinta-feira, a China defendeu como "legítimas" suas compras de petróleo russo e qualificou as pressões de Trump como tentativa de "intimidação".

bur/an/sag/rm/mvv

Tópicos relacionados:

conflito energia eua russia ucrania

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay