Internacional

China defende controles de exportações de terras raras

Publicidade
Carregando...

A China afirmou nesta quarta-feira (15) que os controles impostos às exportações de terras raras seguem as práticas internacionais, apesar das críticas dos Estados Unidos e de vários países europeus. 

A medida decidida por Pequim na semana passada levou o presidente americano, Donald Trump, a anunciar tarifas adicionais de 100% às importações de produtos chineses após meses de trégua na guerra comercial entre as duas grandes economias mundiais.

"A China aplica controles em conformidade com a lei para salvaguardar a paz global e suas obrigações internacionais, como a não proliferação", declarou o porta-voz da diplomacia de Pequim, Lin Jian. 

"Também está em conformidade com as práticas internacionais", acrescentou.

A China é o maior produtor mundial de terras raras, essenciais para as indústrias digital, automotiva, energética e armamentista. 

As terras raras também são um dos focos de disputa comercial com os Estados Unidos e de tensão com a União Europeia.

"Estamos dispostos a reforçar o diálogo e o comércio com todos os países sobre os controles de exportações para manter a segurança e a estabilidade da produção mundial e das cadeias de suprimentos", afirmou Lin.

Em abril, o país asiático instaurou um sistema de licenças para determinadas exportações de terras raras, o que provocou tensões nas cadeias de suprimentos.

Na semana passada, Pequim anunciou novos controles à exportação de tecnologias vinculadas aos materiais, o que provocou um agravamento na guerra comercial entre China e Estados Unidos.

Trump respondeu com o anúncio das tarifas adicionais de 100% a partir de 1º de novembro sobre os produtos chineses, que serão adicionadas às tarifas vigentes de 30%. 

A União Europeia anunciou na terça-feira que discutiria com seus parceiros do G7 uma "resposta coordenada" às restrições chinesas sobre a exportação de tecnologias vinculadas às terras raras.

pfc-lal/ehl/mba/mas/dbh/fp

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay