Israel afirma ter bombardeado 'infraestrutura energética' no Iêmen
compartilhe
Siga noO Exército israelense anunciou, neste domingo (17), que bombardeou "uma infraestrutura energética" na região de Sanaa, capital do Iêmen, usada por rebeldes huthis.
As forças israelenses realizaram "este bombardeio a uma distância de aproximadamente 2.000 quilômetros de Israel, no coração do Iêmen, contra uma infraestrutura energética usada pelo regime terrorista huthi", afirmou o Exército em um comunicado.
No Iêmen, uma fonte da Defesa Civil, citada pela emissora de televisão Al Masirah, afiliada aos huthis, relatou "um ataque à usina de Haziz" ao sul de Sanaa.
Não houve vítimas no ataque até o momento.
Desde o início da guerra entre Israel e o movimento islamista palestino Hamas na Faixa de Gaza, os huthis têm lançado mísseis e drones contra Israel, alegando fazê-lo em solidariedade aos palestinos.
A maioria dos ataques foi interceptada, mas resultou em bombardeios israelenses de retaliação.
Os huthis também atacaram embarcações que consideram próximas de Israel no mar Vermelho e no Golfo de Áden, perto do Iêmen.
O grupo rebelde, apoiado pelo Irã, expandiu sua campanha de ataques a navios dos EUA e do Reino Unido depois que esses dois países começaram a bombardear rotas marítimas em janeiro de 2024.
Em maio, os insurgentes chegaram a um cessar-fogo com Washington que encerrou semanas de bombardeios americanos, mas prometeram continuar atacando navios israelenses.
hba/tp/mas/es/aa