Internacional

Portugal considera reconhecer o Estado da Palestina

Publicidade
Carregando...

Portugal considerará reconhecer o Estado da Palestina na Assembleia Geral das Nações Unidas em setembro, informou o gabinete do primeiro-ministro, Luís Montenegro, nesta quinta-feira (31). 

França, Reino Unido e Canadá anunciaram nos últimos dias a sua intenção de reconhecer o Estado palestino, em meio a sérias preocupações com a desnutrição na Faixa de Gaza, palco de uma guerra entre Israel e o movimento islamista palestino Hamas. 

Portugal "está considerando reconhecer o Estado palestino, como parte de um procedimento que poderá ser concluído durante" a Assembleia Geral da ONU em setembro, em Nova York, afirmou o comunicado. 

A decisão foi tomada após "múltiplos contatos" com parceiros, dados "os desenvolvimentos extremamente preocupantes do conflito, tanto do ponto de vista humanitário quanto devido às repetidas alusões a uma possível anexação de territórios palestinos" por Israel, explicou o gabinete de Montenegro. 

Na terça-feira, a Classificação Integrada de Segurança Alimentar (IPC) — uma autoridade no assunto apoiada pela ONU e diversas organizações humanitárias — afirmou que a crise em Gaza atingiu "um ponto alarmante e mortal".

lf/ach/jm/jvb/mb/aa

Tópicos relacionados:

conflito diplomacia israel palestinos portugal

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay