Internacional

Bolívia rejeita declarações de Boluarte de que é um "país falido"

Publicidade
Carregando...

O governo do presidente boliviano, Luis Arce, convocou nesta terça-feira (29) o encarregado de negócios do Peru em La Paz para expressar seu repúdio às declarações "inadmissíveis" da presidente Dina Boluarte, segundo as quais a Bolívia é um "Estado falido".

Em sua mais recente mensagem à nação, Boluarte afirmou no Congresso que, se não fosse por sua administração, o Peru teria mergulhado no caos econômico.

"Estaríamos em um país sem investimentos, sem obras realizadas, com mais pobreza, a caminho de nos tornarmos um país falido, como Cuba, Venezuela ou Bolívia, entre tantos outros", declarou.

O vice-chanceler boliviano, Elmer Catarina, disse em entrevista coletiva que a Bolívia expressou ao diplomata peruano Carlos Montoya "uma rejeição contundente a essas declarações inadmissíveis".

Bolívia e Peru estão sem embaixadores desde o final de 2022, quando a então vice-presidente Boluarte assumiu o cargo no lugar do esquerdista Pedro Castillo, destituído e preso após tentar dissolver o Congresso peruano.

O governo de Arce afirmou na época que não reconhecia o novo governo. La Paz tomou a decisão junto com México, Argentina e Colômbia.

jac/vel/val/lm/am

Tópicos relacionados:

bolivia diplomacia peru politica

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay