Internacional

Dezoito trabalhadores presos em mina são resgatados na Colômbia

Publicidade
Carregando...

Os 18 trabalhadores que estavam presos em uma mina no noroeste da Colômbia foram resgatados com vida na madrugada desta sexta-feira (18), após uma operação que durou 12 horas, informaram as autoridades.

"Todos foram encontrados em bom estado de saúde" após o acidente ocorrido na quinta-feira, confirmou no X a estatal Agência Nacional de Mineração (ANM), que mobilizou seus socorristas na mina de ouro do município de Remedios, no departamento de Antioquia.

Os trabalhadores saíram da mina um por um, vestindo uniformes azuis e capacetes amarelos, em meio a aplausos e abraços de seus familiares, segundo imagens divulgadas por meios locais.

O acidente ocorreu aparentemente devido a uma "falha mecânica" que provocou o colapso de uma estrutura para prevenir desabamentos e o "bloqueio" da saída principal da mina, disse à AFP na quinta-feira Yarley Erasmo Marín, representante de uma associação local de mineiros.

Todos os trabalhadores foram entregues às suas famílias pela manhã, informou a ANM.

- "Nunca perderam o ar" -

Segundo as autoridades locais, eles ficaram presos por cerca de 18 horas.

No resgate também participaram bombeiros de Remedios e de um município vizinho.

Os primeiros mineiros começaram a sair por volta das 01H00 locais, e a operação terminou às 03H00, disse o prefeito de Remedios, Albeiro Arenas, em entrevista à Blu Radio.

"O espaço era amplo", descreveu Arenas, o que permitiu que os mineiros seguissem com vida após o deslizamento. 

"Eles nunca perderam o ar", acrescentou. Os trabalhadores tinham uma turbina geradora de oxigênio que continuou a funcionar após o acidente, disse o prefeito.

O ministro de Energia e Minas, Edwin Palma, agradeceu no X, nesta sexta-feira (18), a equipe de socorristas "por salvar a vida desses trabalhadores". 

A prefeitura de Remedios assegurou em mensagem enviada ao governo que "aparentemente" trata-se de uma mina explorada ilegalmente.

De acordo com o funcionário local, a mina está em um "processo de formalização" com as autoridades de controle.

Essa região do departamento de Antioquia tem uma forte tradição de mineração. O ouro explorado ilegalmente ali costuma servir como fonte de financiamento para grupos armados como o Clã do Golfo, o principal cartel de narcotráfico da Colômbia.

Na Colômbia, são mais frequentes os acidentes em minas de carvão, especialmente no centro do país, que deixam dezenas de mortos todo ano.

As organizações sociais denunciam constantemente as más condições de trabalho dos trabalhadores em minas ilegais e legais.

Pelo menos 130.000 pessoas trabalham em mineração legal na Colômbia, de acordo com dados do Ministério de Minas e Energia.

O petróleo e os minerais são os principais produtos de exportação da Colômbia.

vd/lv/nn/jmo/dd

Tópicos relacionados:

acidente colombia minas

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay