Internacional

Inflação anual do Brasil sobe para 5,35% em junho

Publicidade
Carregando...

A inflação anual no Brasil subiu para 5,35% em junho, um aumento moderado em relação aos 5,32% de maio, e não cumpre a meta do governo, segundo dados oficiais divulgados nesta quinta-feira (10). 

A inflação é uma questão sensível para o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, cuja popularidade tem declinado nos últimos meses, em parte devido aos preços dos alimentos.

A inflação mensal em junho foi de 0,24%, ante 0,26% em maio, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

A inflação anual de 5,35% ficou fora da faixa de tolerância oficial de 1,5% a 4,5% pelo sexto mês consecutivo, o que é considerado um descumprimento da meta estabelecida pelas autoridades. 

O setor de alimentos foi o único a registrar variação negativa de 0,18% em junho, após alta de 0,17% em maio. Na tentativa de conter os preços, o Banco Central elevou sua taxa básica de juros para 15% em junho, seu maior nível desde 2006 e um dos mais altos do mundo.

A economia brasileira registrou crescimento de 1,4% no primeiro trimestre de 2025, impulsionada principalmente pela melhora no setor agrícola após uma severa seca em 2024. 

O governo Lula enfrenta um desafio econômico sem precedentes após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar tarifas adicionais de 50% sobre as importações brasileiras na quarta-feira.

ffb/nn/aa/jc

Tópicos relacionados:

brasil economia inflacao

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay