Internacional

Macron considera 'crucial' aliança franco-britânica em IA para alcançar EUA e China

Publicidade
Carregando...

O presidente francês, Emmanuel Macron, estimou, nesta quarta-feira (9) durante sua viagem oficial ao Reino Unido que é "crucial" que Londres e Paris trabalhem em conjunto com a inteligência artificial (IA) para reduzir o atraso da Europa em relação aos Estados Unidos e à China.

O Reino Unido e a França "lideram a corrida na Europa, mas estão atrasados em relação aos EUA e à China", disse Macron, que falou durante uma mesa redonda sobre IA na universidade Imperial College de Londres.

"A parceria entre o Reino Unido e a França é fundamental, pois enfrentamos exatamente os mesmos desafios, e unir forças é a melhor maneira de atingir uma massa crítica em termos de nossos talentos, nossos laboratórios, nossos principais participantes ou nossas capacidades de financiamento", acrescentou.

Vários acordos científicos e tecnológicos foram anunciados durante a visita de Macron, incluindo um novo laboratório de engenharia conjunto entre o Imperial College London e o Centro Nacional de Investigação Científica (CNRS) da França.

"Do Concorde ao Túnel do Canal, a colaboração franco-britânica resultou em feitos icônicos de engenharia", disse Hugh Brady, presidente do Imperial College London, em um comunicado.

De acordo com o comunicado, o laboratório deve "avançar rapidamente as prioridades estratégicas do Reino Unido e da França", especialmente no campo da IA.

"Não tenho certeza de que eles resolveram os problemas migratórios e financeiros melhor depois do Brexit do que com a UE", disse Macron durante a mesa redonda, em tom de crítica ao Reino Unido.

Londres, no entanto, se distanciou claramente da UE em relação à IA.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, disse em janeiro que deseja atrair empresas do setor, permitindo que elas testem suas inovações em solo britânico antes da aplicação de qualquer regulamentação.

Em contraste, na UE, dezenas de empresas europeias acabaram de pedir a Bruxelas que adie a implementação de sua regulamentação para regular a IA, alertando que isso poderia prejudicar a inovação.

ode/zap/psr/jmo/aa

Tópicos relacionados:

educacao empresas gb ia internet

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay