Internacional

Rússia anuncia nova troca de prisioneiros com Ucrânia

Publicidade
Carregando...

A Rússia anunciou, nesta sexta-feira (4), que efetuou uma nova troca de prisioneiros de guerra com a Ucrânia, como parte de um acordo anunciado no início de junho em negociações diretas em Istambul.

"Em 4 de julho, um novo grupo de soldados russos voltou do território controlado pelo regime de Kiev", informou o Ministério da Defesa de Moscou em um comunicado, sem revelar o número de militares libertados.

A troca foi confirmada pelo presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, que destacou que Kiev recuperou militares, a maioria detidos pelos russos "desde 2022". Ele disse que também havia civis no contingente.

Em 2 de junho, Kiev e Moscou concordaram em liberar todos os seus prisioneiros de guerra jovens ou feridos, além de devolver os restos mortais dos combatentes falecidos. 

Este foi o único resultado concreto das negociações organizadas em Istambul por iniciativa dos Estados Unidos e com mediação turca.

As conversações não resultaram em avanços para uma trégua ou o fim definitivo das hostilidades.

A Rússia, que iniciou a campanha militar na Ucrânia em fevereiro de 2022, exige, para acabar com o conflito, que a Ucrânia ceda quatro regiões - Kherson, Zaporizhzhia, Donetsk e Luhansk -, além da península da Crimeia, anexada por Moscou em 2014.

Moscou também exige que Kiev desista do projeto de adesão à Otan. As condições são consideradas inaceitáveis pela Ucrânia.

Nesta sexta-feira, o Kremlin enfatizou que, neste momento, "não é possível" alcançar os objetivos estabelecidos na Ucrânia pela via diplomática, razão pela qual continuará com "a operação militar especial", segundo o porta-voz da presidência russa, Dmitri Peskov. 

O porta-voz fez o comentário um dia após uma conversa telefônica entre o presidente americano Donald Trump e seu homólogo russo Vladimir Putin. O primeiro reconheceu que não obteve avanços para encerrar o conflito.

bur/avl/an/fp/aa

Tópicos relacionados:

conflito prisioneiros russia ucrania

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay