EUA registra 'mínimo histórico' de migrantes interceptados em fronteira com México
compartilhe
Siga noO presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, bateu em junho seu próprio "mínimo histórico" de migrantes interceptados na fronteira com o México, com 6.070, informou o Departamento de Segurança Interna (DHS, na sigla em inglês) nesta quarta-feira (2).
Desde que voltou ao poder em janeiro, Trump praticamente fechou a fronteira com o México, anunciou o envio de pelo menos 1.500 militares para a região e aplicou uma rígida política migratória.
O número de travessias ilegais na fronteira caiu consideravelmente durante os últimos meses do mandato do ex-presidente democrata Joe Biden e se acentuou com o retorno de Trump à Casa Branca.
Ao longo da divisa com o México, a patrulha de fronteira americana interceptou 6.070 migrantes que tentaram entrar sem visto, o que representa uma queda de 15% em relação a março, afirma o governo em comunicado.
Em termos de comparação, nos dois primeiros dias de junho do ano passado foram realizadas "mais de 7 mil" interceptações.
Em 28 de junho, os agentes interceptaram apenas 137 migrantes na fronteira com o México, o número "mais baixo em um único dia em um quarto de século", exaltou o DHS.
Em nível nacional, a patrulha de fronteira interceptou 8.039 pessoas, também um marco.
O Escritório de Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP, na sigla em inglês) registrou o menor número em nível nacional "em sua história, com 25.243", acrescenta o DHS. Essa cifra também inclui pessoas que chegam por mar e aeroportos.
"Isso representa uma diminuição de 12% em relação ao recorde anterior estabelecido pelo presidente Trump em fevereiro de 2025", calcula o DHS.
Além disso, pelo segundo mês consecutivo, a patrulha de fronteira não liberou nenhum dos imigrantes em situação irregular que interceptou, ou seja, nem mesmo os solicitantes de asilo.
"Os números não mentem", afirma a secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, citada no comunicado.
"O mundo está ouvindo a nossa mensagem: a fronteira está fechada para aqueles que infringem a lei", acrescentou.
erl/atm/lm/rpr