Internacional

Desemprego no Chile sobe a 8,9% no trimestre março a maio

Publicidade
Carregando...

O desemprego no Chile atingiu 8,9% no trimestre móvel de março a maio, um aumento de 0,6 ponto percentual em relação ao mesmo período de 2024, informou o Instituto Nacional de Estatística (INE) nesta segunda-feira (30). 

Este é o segundo aumento consecutivo do desemprego no Chile, após 12 meses ininterruptos de queda na medição correspondente ao trimestre móvel. 

Segundo o INE, o número é explicado pelo aumento da força de trabalho (0,8%), superior ao da população ocupada (0,2%). 

Os setores que mais contribuíram para o aumento da população ocupada foram hotelaria e alimentação, mineração, comunicações e atividades financeiras e de seguros. 

A força de trabalho no Chile — o grupo de pessoas dispostas e aptas a trabalhar no mercado de trabalho — permaneceu em 10,26 milhões durante esse período. 

O número de desempregados chegou a 917.923, segundo dados da pesquisa de emprego do INE. 

A taxa de emprego informal no trimestre de março a maio foi de 26%. 

Na capital chilena — lar de quase metade dos 20 milhões de habitantes do país — o desemprego ficou em 9,5%, um aumento de 0,9 ponto percentual em 12 meses.

ps/mel/jc/aa

Tópicos relacionados:

chile conjuntura desemprego economia emprego

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay