Guatemala oferece asilo a nicaraguenses deportados pelos EUA
compartilhe
Siga noO presidente da Guatemala, Bernardo Arévalo, anunciou nesta sexta-feira (27) que concederá asilo aos migrantes nicaraguenses deportados pelos Estados Unidos e que não queiram voltar ao seu país devido à situação política.
Em um acordo com os Estados Unidos assinado em fevereiro durante a visita do secretário de Estado, Marco Rubio, a Guatemala aceitou receber deportados de outros países, mas até o momento não chegou nenhum.
"Nós aceitamos e tomamos a decisão de que, no caso dos nicaraguenses, aqueles que desejam ficar na Guatemala porque não podem voltar ao seu país de origem devido à situação política que enfrentam agora, será concedida a eles uma condição de asilo", disse Arévalo em uma coletiva de imprensa.
Isso é uma "expressão de solidariedade com o povo nicaraguense no âmbito das normas estabelecidas na Constituição política da Guatemala e dos mecanismos previstos nas convenções internacionais de asilo das quais fazemos parte", acrescentou.
Centenas de milhares de nicaraguenses estão no exílio, principalmente na Costa Rica, nos Estados Unidos e na Espanha após os protestos da oposição de 2018, que deixaram mais de 300 mortos, segundo a ONU.
ec/fj/mr/dd/ic