Internacional

Mais de 100 mortos em confrontos com forças de segurança na Nigéria

Publicidade
Carregando...

Mais de 100 integrantes de um grupo criminoso morreram durante confrontos com as forças de defesa locais apoiadas pelo governo no estado de Zamfara, na região noroeste da Nigéria, informou um funcionário do governo local à AFP.

Na terça-feira, membros da Guarda Civil de Proteção de Zamfara (CPG), uma milícia governamental, entraram no reduto de Bello Turji, um conhecido líder criminoso, e enfrentaram seus combatentes em um tiroteio que durou várias horas e deixou "mais de 100" mortos, declarou Ahmad Manga, assessor de segurança do governador do estado de Zamfara.

A CPG foi apoiada pela polícia secreta nigeriana (DSS) e por milícias antijihadistas do estado de Borno, no nordeste, onde auxiliam o Exército a combater grupos jihadistas, afirmou Manga.

Durante anos, grupos criminosos fortemente armados, que os moradores chamam de "bandidos", intensificaram os ataques no noroeste e centro do país com total impunidade, matando milhares de pessoas e sequestrando outras para obter resgate.

A violência, que começou com os confrontos entre pastores fulani e agricultores pelo controle dos recursos, evoluíram para um conflito mais amplo alimentado pelo tráfico de armas.

A crescente cooperação entre os grupos criminosos e os jihadistas, que há 16 anos lideram uma insurgência armada para instaurar um califado no nordeste da Nigéria, agravou a situação e intensificou os ataques.

abu/fvl/djb/pb/zm/fp

Tópicos relacionados:

ataque crime nigeria

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay