Internacional

Venezuela propõe 'cúpula urgente' para pedir cessar-fogo entre Israel e Irã

Publicidade
Carregando...

O governo da Venezuela propôs, nesta segunda-feira (23), uma cúpula para promover um cessar-fogo entre Israel e Irã, ao mesmo tempo em que alertou para uma "crise com consequências catastróficas de natureza nuclear para a região e o mundo".

O conflito entre Israel e Irã, desencadeado em 13 de junho por um ataque israelense, entrou em seu décimo primeiro dia nesta segunda-feira.

"Diante deste panorama, a Venezuela faz um chamado urgente" às "organizações do Sul global (...) para que promovam de maneira conjunta um cessar-fogo imediato e completo na Ásia Ocidental", disse a vice-presidente Delcy Rodríguez ao ler uma carta assinada pelo presidente Nicolás Maduro.

Isso "ameaça desencadear uma crise com consequências catastróficas de natureza nuclear para a região e o mundo", aponta o texto lido por Rodríguez em apoio ao Irã, um aliado-chave da Venezuela.

Na carta, Maduro se dirige a organizações como "o Movimento dos Países Não Alinhados, a Liga dos Estados Árabes, a Organização de Cooperação Islâmica, o Conselho de Cooperação do Golfo, a União Africana, os Brics, a Celac e outras instâncias regionais".

"De forma urgente, proponho, muito respeitosamente, a convocação de uma cúpula pela paz e contra a guerra para enfrentar o crescente perigo de um conflito que poderia arrastar a humanidade para o abismo de uma guerra nuclear", acrescenta a carta.

A vice-presidente liderou um encontro no Ministério das Relações Exteriores em Caracas, para o qual foram convocados membros do corpo diplomático acreditado na Venezuela.

"Pedimos a todos vocês que transmitam aos seus respectivos governos esta mensagem do presidente Maduro em favor da paz e do desarmamento nuclear", afirmou, por sua vez, o chanceler venezuelano, Yvan Gil.

mbj/pgf/mr/dd/mvv 

Tópicos relacionados:

diplomacia guerra ira israel nuclear venezuela

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay