Grécia declara estado de emergência na ilha de Chios por causa de incêndios
compartilhe
Siga noA Grécia declarou estado de emergência na ilha de Chios, no nordeste do mar Egeu, devido a importantes incêndios ativos desde o domingo, anunciou nesta segunda-feira (23) o ministro da Defesa Civil, Yiannis Kefalogiannis.
"O estado de emergência foi declarado na ilha para que o município possa tomar imediatamente as medidas necessárias", disse o ministro, que viajou para Chios, a quinta maior ilha da Grécia.
Nesta segunda, o porta-voz do governo, Pavlos Marinakis, pediu aos habitantes que tenham "máxima precaução" e sigam as instruções das autoridades.
Cerca de 190 bombeiros, 38 veículos, 13 helicópteros e quatro aviões de combate às chamas estão mobilizados na ilha, que registra cinco focos de incêndio, segundo os bombeiros.
Espera-se a chegada, nesta segunda-feira, de 170 bombeiros e 30 veículos.
A situação é ainda mais complicada devido aos fortes ventos, apontou o prefeito de Chios, Yiannis Malafis, ao site de notícias iEidiseis.
"Se o vento diminuísse um pouco, poderíamos controlar o incêndio. Mas o vento não parou de maneira alguma" desde o domingo, acrescentou.
No domingo, uma dezena de povoados e centenas de solicitantes de asilo foram evacuados de um centro de acolhida. E nesta segunda-feira, sete povoados tiveram que ser evacuados.
A Grécia, afetada pelas mudanças climáticas, é especialmente vulnerável aos incêndios todos os verões (norte), agravados pelos fortes ventos, pela seca e pelas altas temperaturas.
O país será atingido por uma forte onda de calor nos próximos dias, segundo as previsões meteorológicas, com temperaturas que superarão localmente os 40°C, especialmente em Atenas.
mr/djb/meb/mb/dd/mvv