Internacional

EUA ataca 3 instalações nucleares no Irã

Publicidade
Carregando...

Os Estados Unidos realizaram um ataque "bem-sucedido" contra três instalações nucleares iranianas, que incluiu uma "carga completa de bombas" sobre a usina subterrânea de Fordo, anunciou o presidente americano, Donald Trump, neste sábado (21).

"Concluímos nossos ataques muito bem-sucedidos contra três instalações nucleares do Irã, incluindo Fordo, Natanz e Isfahan", disse Trump em uma publicação em sua plataforma Truth Social, quando a guerra entra em seu décimo dia.

"Uma carga completa de BOMBAS foi lançada sobre a instalação principal, Fordow", acrescentou o magnata republicano. Detalhou que todos os aviões já estão no caminho de volta.

- 'Momento da paz' -

"Parabéns aos nossos grandes Guerreiros Americanos! Não há outro exército no mundo que poderia ter feito isso. AGORA É A HORA DA PAZ!", afirmou.

"Este é um momento histórico para os Estados Unidos, Israel e o mundo. O Irã deve agora aceitar encerrar esta guerra", escreveu o presidente em outra mensagem.

O presidente americano vem repetindo há meses que o Irã não pode possuir armas atômicas em hipótese alguma. Na sexta-feira, ele declarou que daria ao Irã um "prazo máximo" de duas semanas para evitar ataques americanos. Ele não esperou por eles. 

Ele convocou sua reunião do Conselho de Segurança na Casa Branca no início desta tarde e deve discursar à nação naquela mesma noite, às 14h (horário de Brasília). 

A imprensa iraniana noticiou que parte da instalação nuclear de Fordo foi "atacada por bombardeios inimigos".

- "Mais devastadora" -

O presidente iraniano, Massoud Pezeshkian, havia ameaçado Israel com uma resposta "mais devastadora" e descartou a interrupção de seu programa nuclear. 

Na noite de sábado, Teerã anunciou o lançamento de uma "grande onda de drones de ataque e drones suicidas" em direção a Israel.

Israel alertou que a guerra será longa. O ministro das Relações Exteriores, Gideon Sa'ar, afirmou que o risco de Teerã ter "a bomba atômica" foi "adiado em pelo menos dois ou três anos" como resultado da guerra. 

Israel lançou um ataque massivo em 13 de junho contra centenas de instalações militares e nucleares iranianas, matando autoridades de alto escalão e cientistas nucleares do país.

Teerã nega que esteja buscando desenvolver armas atômicas e defende seu direito a um programa nuclear civil. Os ataques entre os dois países continuam.

bur-lb/erl/mr/aa

Tópicos relacionados:

conflito eua ira israel

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay