Internacional

Policial é investigado na Espanha por asfixiar suposto ladrão até a morte

Publicidade
Carregando...

Um policial municipal fora de serviço foi preso perto de Madri por estrangular até a morte um suposto ladrão ao imobilizá-lo, cena capturada por vídeos de pessoas que tentam dissuadir o agente.

Apresentado a um juiz nesta quinta-feira (19), o suspeito foi liberado provisoriamente enquanto é investigado pelo "crime de homicídio por imprudência", informou o Tribunal Superior de Justiça de Madri em um comunicado.

O incidente ocorreu na noite de terça para quarta-feira na cidade de Torrejón de Ardoz, nos arredores da capital espanhola, quando um policial municipal de Madri perseguiu uma pessoa que supostamente havia roubado seu celular e o alcançou, disse uma porta-voz da Polícia Nacional à AFP nesta quinta-feira. 

Vídeos publicados na imprensa espanhola mostram o agente vestido com roupas civis, imobilizando no chão e segurando o suposto ladrão pelo pescoço, que permaneceu imóvel enquanto algumas pessoas lhe pediam para soltá-lo.

Ao chegar ao local, a Polícia Nacional viu que o homem não estava respirando e chamou os serviços de emergência, que não conseguiram reanimá-lo. 

O serviço de emergência de Madri "confirma a morte de um homem de 36 anos por estrangulamento em Torrejón de Ardoz", por não ter conseguido "reverter a parada cardiorrespiratória" apesar de ter realizado "manobras de reanimação durante 30 minutos", informou na rede social X.

O Tribunal Superior de Justiça de Madri indicou que está aguardando "o primeiro relatório da autópsia" para "determinar a causa exata da morte".

Os eventos provocaram indignação entre a oposição de esquerda na região de Madri, governada pela direita. 

"Exigimos uma investigação imediata sobre este suposto assassinato por asfixia. Se confirmado, seria um caso gravíssimo de racismo policial", escreveu o partido de esquerda radical Más Madrid no X.

du/an/yr

Tópicos relacionados:

crime espanha policia racismo

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay