Internacional

Fed se prepara para manter taxas de juros em meio a tarifas e crises geopolíticas

Publicidade

O Federal Reserve (Fed, banco central) dos Estados Unidos encerra sua reunião de política monetária no início da tarde desta quarta-feira (18) e espera-se que mantenha as taxas de juros pela quarta vez consecutiva, cauteloso diante das questões espinhosas das tarifas e das atuais crises geopolíticas. 

Este ano, o banco central da maior economia do mundo manteve as taxas de juros de referência inalteradas, e analistas não esperam novos ajustes, pelo menos até que os aumentos de preços arrefeçam de forma sustentável. 

A reunião de dois dias das autoridades monetárias dos EUA termina nesta quarta-feira, às 14h00, horário local (15h00, horário de Brasília), e o presidente do banco, Jerome Powell, realizará sua tradicional coletiva de imprensa meia hora depois. 

Esta é a quarta reunião do Fed desde que Donald Trump retornou à Casa Branca em janeiro. As três reuniões anteriores terminaram com taxas entre 4,25% e 4,50%, níveis definidos em dezembro de 2024. 

Se permanecerem inalteradas, será mais uma frustração para Donald Trump, que pede um corte nas taxas para impulsionar a economia com a redução dos custos de empréstimos para pessoas físicas e jurídicas. 

O presidente afirma que a inflação está "sob controle" e que as taxas devem ser reduzidas "diretamente em um ponto percentual". Mas o Fed, assim como outros bancos centrais, atua com mais cautela, com oscilações de um quarto de ponto percentual.

myl/els/pno/roc/cjc/dga/aa/fp

Tópicos relacionados:

economia eua inflacao juros macroeconomia

Parceiros Clube A

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay