Internacional

Médicos do Mundo acusa Israel de ataque mortal a um de seus prédios em Gaza

Publicidade
Carregando...

A ONG Médicos do Mundo acusou, nesta quarta-feira (11), Israel de violar o direito internacional com o ataque com drones de ontem (10 de junho) contra um edifício que abrigava um de seus escritórios em Gaza, no qual morreram oito pessoas, nenhuma delas membro da organização.

"Esse ataque constitui uma grave violação do direito internacional humanitário, que protege tanto a população civil como as organizações humanitárias que operam em zonas de conflito", afirmou a ONG. 

O Exército israelense, contactado pela AFP, não reagiu. 

"O escritório estava claramente identificado e registrado ante as autoridades militares israelenses", acrescentou. Estava vazio no momento do ataque, que ocorreu na terça-feira por volta das 11h locais na localidade de Deir al Balah, devido ao dia festivo pela celebração do Eid al-Fitr. 

"No entanto, os primeiros informes indicam que pelo menos oito pessoas morreram no ataque. Todas estavam no último andar do prédio que foi atingido diretamente pelo projétil", acrescentou a ONG em um comunicado. 

"Médicos do Mundo informou ao Exército israelense da presença de seu escritório nesse edifício (...) protegido dos ataques militares israelenses em virtude dos acordos de coordenação humanitária", afirmou. 

A situação humanitária é desastrosa em Gaza após mais de 20 meses de guerra, desencadeada após o ataque sem precedentes de 7 de outubro de 2023 em Israel perpetrado pelo movimento islamista palestino Hamas. 

bb/dab/sp/es/m/dd/aa

Tópicos relacionados:

conflito israel ong palestinos

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay