Internacional

Líbano diz que desmantelou 'mais de 500' instalações militares do Hezbollah

Publicidade
Carregando...

O primeiro-ministro do Líbano, Nawaf Salam afirmou nesta quinta-feira (5) que o exército libanês desmantelou "mais de 500 posições militares e depósitos de armas" no sul do país após a guerra entre Israel e o movimento islamista Hezbollah.

Em um discurso televisionado, no qual fez um balanço de 100 dias depois de ter obtido a confiança do Parlamento, o chefe de governo disse que havia realizado as reformas exigidas pela comunidade internacional.

"O Estado continua sua ação (...) para restabelecer sua autoridade sobre todo o território nacional (...) e para ter o monopólio das armas", declarou Salam em seu discurso.

"O exército libanês continua sua mobilização e até o momento desmantelou mais de 500 posições militares e depósitos de armas ao sul do Litani", rio situado a cerca de 30 quilômetros da fronteira israelense, assegurou.

De acordo com o cessar-fogo que encerrou a guerra entre Israel e Hezbollah em 27 de novembro, a formação pró-iraniana deveria retirar suas forças e desmantelar toda a infraestrutura militar ao sul do Litani.

Israel, que devia ter retirado suas tropas do Líbano, se manteve em cinco posições na fronteira e realiza bombardeios regulares no território libanês contra o Hezbollah, muito debilitado pela guerra.

jos-at/hme/eg/mb/jmo/aa

Tópicos relacionados:

armamento conflito israel libano

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay