Internacional

World Boxing lamenta ter citado Imane Khelif em seu anúncio dos testes de gênero

Publicidade

A nova Federação Internacional de Boxe (World Boxing) se desculpou com a Federação Argelina por ter citado a campeã olímpica Imane Khelif em seu anúncio sobre a realização de testes de gênero para as boxeadoras, informou a organização nesta quarta-feira (4). 

O presidente da World Boxing, Boris Van der Vorst, considera que não foi correto citar concretamente o nome de uma atleta em seu comunicado publicado na última sexta-feira", disse a organização à AFP, confirmando uma informação da BBC. 

Van der Vorst "escreveu pessoalmente ao presidente da Federação Argelina para lhe apresentar formalmente suas sinceras desculpas, admitindo que mais esforços deveriam ter sido feitos para evitar relacionar sua política a uma pessoa em particular", acrescentou. 

Na sexta-feira, a World Boxing (encarregada de organizar o torneio olímpico em Los Angeles-2028) anunciou a obrigatoriedade de realização de teste de gênero para participar de suas competições. 

Em um comunicado, a entidade disse que tomou essa decisão ante "as preocupações sobre a segurança e o bem-estar de todos os boxeadores, incluindo Imane Khelif", campeã argelina em sua categoria nos Jogos de Paris-2024. 

A federação também indicou que informou sobre essa medida à Federação Argelina de Boxe e que Imane Khelif deverá se submeter a um teste de gênero, caso queira participar da Box Cup de Eindhoven (Países Baixos), prevista para 5 a 10 de junho. 

dif/jde/mcd/mb/dd/yr

Tópicos relacionados:

argelia boxe jogos-olimpicos

Parceiros Clube A

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay