Internacional

Trump disse ao chefe do Fed que ele "comete um erro" ao resistir a baixar as taxas

Publicidade
Carregando...

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aumentou nesta quinta-feira (29) a pressão sobre o chefe do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA), Jerome Powell, para que reduza as taxas de juros durante uma reunião entre os dois, informou a Casa Branca.

Nos últimos meses, Trump criticou duramente o presidente do Fed, que ele mesmo indicou para pela primeira vez o banco central em 2017. O republicano acusou Powell de ser "lento demais" na hora de cortar as taxas para impulsionar o crescimento econômico.

Powell e sua equipe alertam que só reduzirão as taxas de juros quando as condições econômicas permitirem.

Trump disse a Powell que ele "comete um erro ao não reduzir as taxas de juros" porque isso coloca os Estados Unidos "em desvantagem econômica diante da China e outros países", declarou a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, em uma coletiva de imprensa após a reunião.

Em um comunicado, o Fed assegurou que Powell defendeu a independência do banco central americano durante a reunião convocada para discutir "a evolução econômica", incluindo "o crescimento, o emprego e a inflação". 

"O presidente Powell não discutiu suas expectativas para a política monetária, exceto para enfatizar que o rumo da política dependerá inteiramente da informação econômica recebida", esclareceu o Fed.

Powell disse que o comitê que fixa as taxas tomará as decisões "guiado unicamente por uma análise cuidadosa, objetiva e apolítica".

dk-da/st/erl/dga/mel/am

Tópicos relacionados:

eua juros politica

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay