Internacional

Novo governo alemão ordena à polícia de fronteiras que rejeite maioria de solicitantes de asilo

Publicidade
Carregando...

O novo ministro alemão do Interior, Alexander Dobrindt, anunciou nesta quarta-feira (7) que ordenou à polícia fronteiriça que expulse os solicitantes de asilo sem documentos, "com exceção dos grupos vulneráveis, como crianças ou mulheres grávidas".

O objetivo desta medida é "reduzir a migração clandestina", declarou Alexander Dobrindt, poucas horas depois de assumir o cargo.

Para implementar esta decisão, Dobrindt anulou uma diretriz de 2015, de um de seus antecessores, emitida no auge da crise migratória, após a Alemanha ter recebido mais de um milhão de refugiados principalmente da Síria e do Afeganistão.

Naquela época, o ministro pediu à polícia federal que "autorizasse a entrada de cidadãos de países terceiros sem documentos que legitimassem sua permanência e sem apresentação de um pedido de asilo".

Como o conservador Friedrich Merz havia anunciado antes de assumir o cargo de chanceler da Alemanha, a migração, tema que monopolizou a campanha eleitoral para as eleições legislativas após uma série de ataques de estrangeiros, é a primeira questão sobre a qual o governo agiu após assumir o posto na terça-feira. 

De acordo com declarações feitas no início de maio pela social-democrata Nancy Faeser, que antecedeu Dobrindt no ministério, mais de 53.000 pessoas foram expulsas pelas fronteiras da Alemanha desde outubro de 2023.

clp/ylf/am/es/mb/yr/aa

Tópicos relacionados:

alemanha migracao politica ue

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay