Internacional

Pequim critica acusação 'sem fundamento' de Kiev sobre chineses no Exército russo na Ucrânia

Publicidade
Carregando...

Pequim criticou nesta quarta-feira(9) as acusações "sem fundamento" de Kiev de que chineses combatem ao lado do Exército russo na Ucrânia, um dia após o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, anunciar a prisão de dois deles. 

"A China está verificando este assunto com a Ucrânia", disse Lin Jian, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, durante uma coletiva de imprensa de rotina. 

"Quero destacar que o governo chinês sempre pediu a seus cidadãos que fiquem longe de zonas de conflito armado, evitem o envolvimento em conflitos armados de qualquer forma e evitem participar de operações militares de qualquer lado", destacou. 

O Kremlin se recusou a comentar o anúncio nesta quarta-feira. 

"Não posso comentar esse assunto", disse o porta-voz da Presidência russa, Dmitry Peskov, em coletiva de imprensa da qual a AFP participou. 

É a primeira vez que a Ucrânia afirma ter descoberto chineses participando de hostilidades em seu território desde que a invasão russa começou há três anos. 

Kiev divulgou um vídeo mostrando um desses prisioneiros de guerra, apresentado como chinês, usando uniforme militar, com as mãos amarradas, imitando sons de combate e falando palavras em mandarim. 

Segundo informações preliminares, seriam pessoas que assinaram "um contrato" com o Exército russo e não tropas regulares enviadas por Pequim, disse à AFP uma autoridade ucraniana sob condição de anonimato. 

Zelensky declarou que há provas de que "muitos outros cidadãos chineses" combatem ao lado das forças russas, o que Lin rejeitou.

ehl-oho/fv/pop/mab/zm/jc/aa

Tópicos relacionados:

china conflito diplomacia

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay