Ginastas russos com 'status neutro' boicotam competições internacionais
Mais lidas
compartilhe
Siga noA Federação Russa de Ginástica anunciou neste sábado (5) que os ginastas russos não participarão das próximas competições internacionais, apesar de terem recebido o "status de atleta neutro", em protesto contra a exclusão de outros compatriotas.
Os ginastas russos e bielorrussos estão excluídos de competições internacionais como parte das sanções esportivas impostas a esses dois países pela invasão do exército russo à Ucrânia em fevereiro de 2022.
Mais tarde, alguns deles foram liberados para participar, mas como atletas neutros, não representando seu país.
Entre eles está a campeã olímpica Angelina Melnikova, de acordo com a lista de 12 ginastas anunciada pela Federação Russa no início de março.
No entanto, a federação russa disse no sábado que "todos" os ginastas que receberam o "status neutro" decidiram "não participar das próximas competições organizadas pela Federação Internacional de Ginástica" (FIG).
"Essa decisão é motivada pelas inúmeras recusas injustificadas e tendenciosas do comitê especial da FIG" para permitir que outros ginastas russos competissem, disse a federação russa em um comunicado no Telegram, acrescentando que "respeita e compartilha" a posição de seus atletas.
bur/hpa/mcd/eg/jmo/ic