Internacional

EUA sanciona três funcionários iranianos pela morte de ex-agente do FBI

Publicidade
Carregando...

Os Estados Unidos anunciaram, nesta terça-feira (25), sanções contra três supostos oficiais da Inteligência iranianos pela morte do ex-agente do FBI Robert Levinson, apesar das tentativas do presidente, Donald Trump, de se aproximar do adversário para manter conversações sobre o programa nuclear. 

"Nossa investigação continua. Buscaremos todas as opções para que o Irã preste contas", disse o diretor do FBI, Kash Patel, em um comunicado.

Levinson desapareceu em março de 2007 em Kish, uma ilha que tem normas de visto mais flexíveis que o resto do Irã. Se dizia que investigava a falsificação de maços de cigarro. 

Mas, em 2013, o The Washington Post informou que Levinson, que havia se aposentado do FBI, estava trabalhando para a CIA e havia ido em uma missão clandestina destinada a recolher informação de Inteligência sobre o Irã. 

Em 2020, os EUA disseram que acreditavam que o Irã estava diretamente envolvido na provável morte de Levinson e tomaram medidas iniciais. 

As últimas sanções identificaram três supostos oficiais da Inteligência: Reza Amiri Moghadam, Gholamhossein Mohammadnia e Taqi Daneshvar. 

"Todos tiveram um papel no sequestro, na provável morte de Levinson e nos esforços do Irã para encobrir e ocultar sua responsabilidade", afirmou o comunicado do Departamento do Tesouro. 

As sanções bloqueiam qualquer propriedade ou receita que os três tenham nos Estados Unidos. O Irã já está submetido a fortes sanções americanas. 

sct/des/db/nn/dd/aa

Tópicos relacionados:

diplomacia espionagem eua ira

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay