x
Internacional

Militares salvadorenhos serão julgados em abril pelo assassinato de jornalistas holandeses

Publicidade
Carregando...

A fase final do julgamento contra um ex-ministro da Defesa salvadorenho e dois coronéis por seu suposto envolvimento no assassinato de quatro jornalistas holandeses em 1982 começará em 23 de abril, anunciaram duas ONGs nesta segunda-feira (17). 

Os jornalistas Jan Cornelius Kuiper Joop, Koos Jacobus Andries Koster, Hans Lodewijk ter Laag e Johannes Jan Willemsen morreram há exatamente 43 anos, em 17 de março de 1982, em uma emboscada militar em Chalatenango (norte), enquanto gravavam um documentário sobre a guerra civil salvadorenha (1980-1992). 

A parte final deste "julgamento histórico", que pode durar uma semana, foi "marcada para quarta-feira, 23 de abril de 2025", informaram em nota a Associação Salvadorenha de Direitos Humanos, autora do caso, e a Fundação Comunicándonos, que também auxilia as famílias das vítimas. 

Dois dos acusados continuam presos em um hospital privado da capital salvadorenha: o general José Guillermo García, ex-ministro da Defesa, de 91 anos, e o ex-diretor da extinta Polícia do Tesouro, coronel Francisco Antonio Morán, de 93 anos.

O terceiro réu é Mario Reyes Mena, de 85 anos, ex-comandante da Quarta Brigada de Infantaria, baseada em Chalatenango, que mora nos Estados Unidos. A Suprema Corte salvadorenha aprovou o pedido para sua extradição há uma semana.

cmm/fj/nn/aa

Tópicos relacionados:

elsalvador imprensa paisesbaixos

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay