x
Internacional

China divulga plano para estimular o consumo interno

Publicidade
Carregando...

A China divulgou um plano neste domingo (16) para estimular o consumo nas residências e tentar atingir as ambiciosas metas de crescimento do governo, informou a agência de notícias Xinhua.

O programa prevê "iniciativas especiais" para estimular a segunda maior economia do mundo, que mal conseguiu manter um crescimento sustentado desde a pandemia da covid-19.

Além disso, as tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre vários produtos chineses representam um problema adicional.

A China tem como meta um crescimento econômico de 5% este ano, disse recentemente o primeiro-ministro Li Qiang. O novo plano faz parte da estratégia do governo de tornar a demanda interna o principal motor do crescimento.

O plano de oito partes "busca incentivar aumentos salariais razoáveis por meio do fortalecimento do apoio ao emprego", de acordo com a Xinhua.

O objetivo é aumentar a renda por meio da reforma da propriedade, inclusive nas áreas rurais, onde o documento pede que se "explorem maneiras de liberar o valor das casas legalmente pertencentes aos agricultores".

Também estão previstos mecanismos para estabilizar os mercados de ações e desenvolver produtos financeiros para investidores privados.

Além disso, as instituições financeiras serão incentivadas a conceder mais empréstimos ao consumidor para pessoas físicas e a colocar limites razoáveis nas taxas de juros, de acordo com a Xinhua.

O plano também vincula o consumo das famílias a objetivos sociais mais amplos, como o aumento das pensões, a criação de um sistema de creches subsidiadas e a proteção legal dos direitos de descanso e férias dos trabalhadores.

bur-tc/mba/lpt/jvb/mb/jmo/am

Tópicos relacionados:

china consumo economia politica

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay