Internacional

Futuro secretário do Comércio de Trump prefere avaliar tarifas 'por país' e não por produto

Publicidade

O indicado do presidente americano, Donald Trump, para secretário do Comércio, Howard Lutnick, disse nesta quarta-feira (29) que apoia a avaliação de tarifas "país por país" e não por produto, durante sua audiência de confirmação no Congresso. 

"Podemos usar tarifas para criar reciprocidade, justiça e respeito", argumentou, referindo-se à ameaça que Trump lançou contra países aliados e rivais, para os quais estabeleceu exigências que vão além do comércio.

Sendo assim, pede a México e Canadá, seus parceiros no acordo de livre comércio da América do Norte, que aumentem a vigilância nas fronteiras em troca de evitar esses impostos alfandegários. 

Se confirmado, Lutnick lideraria um departamento responsável por monitorar os controles de exportação para concorrentes como a China, incluindo produtos tecnológicos e militares altamente sensíveis. 

Durante a audiência, Lutnick disse que os Estados Unidos devem continuar mantendo a liderança no campo da inteligência artificial. 

Questionado sobre a lei CHIPS, uma das leis mais importantes aprovadas durante a presidência de Joe Biden e que visa fortalecer a indústria de semicondutores, Lutnick disse que foi um "excelente primeiro passo". 

Agora, "precisamos revisá-la e garantir que seja aplicada corretamente", acrescentou.

bys/st/mr/mar/aa/dd 

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay