x
Internacional

Maioria dos britânicos apoia retorno à UE em quinto aniversário do Brexit

Publicidade
Carregando...

Cinquenta e cinco por cento dos britânicos pensam que seu país deveria voltar à União Europeia (UE), enquanto apenas 30% acreditam que tomou a decisão correta ao deixá-la, ao completar cinco anos do Brexit, segundo uma pesquisa publicada nesta quarta-feira (29). 

Um referendo organizado no Reino Unido em 23 de junho de 2016, no qual 51,9% dos eleitores apoiaram o Brexit, levou à saída britânica da UE, que se concretizou em 31 de janeiro de 2020. 

Cinco anos depois, menos de um terço dos britânicos acredita que o Brexit foi algo bom, segundo uma pesquisa do instituto YouGov, realizado em uma mostra de 2.225 pessoas, que significaria o nível mais baixo registrado desde o referendo. 

Em tal pesquisa, entre os britânicos que votaram a favor do Brexit, um de cada seis (18%) acredita que a saída da UE foi um erro.

Entre os jovens maiores de 18 anos que não conseguiram votar no referendo de 2016, por serem menores de idade, uma grande maioria (75%), mostrou na pesquisa sua discordância com a saída da UE. 

Após chegar ao poder em julho, Starmer prometeu "reiniciar" as relações com a UE. 

Em outubro passado, o líder trabalhista realizou uma visita à sede da UE em Bruxelas, a primeira de um primeiro-ministro britânico desde 2020. 

Mas o líder britânico, que no referendo de 2016 votou a favor de permanecer na UE, descartou o retorno do Reino Unido ao bloco europeu.

psr/mb/dd 

Tópicos relacionados:

gb politica ue

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay