Internacional

MP sul-coreano acusa presidente Yoon de 'insurreição'

Publicidade
Carregando...

O Ministério Público da Coreia do Sul acusou, neste domingo (26), o presidente Yoon Suk Yeol de ser o "líder de uma insurreição" após sua tentativa fracassada de impor a lei marcial, e ordenaram que o dirigente afastado permanecesse detido. 

Yoon mergulhou o país no caos político em 3 de dezembro ao impor uma lei marcial, medida que foi rapidamente revogada depois que os deputados conseguiram derrubar a iniciativa.

O líder foi imediatamente suspenso de suas funções e tornou-se o primeiro presidente sul-coreano a ser preso no exercício do cargo. 

Os promotores declararam em comunicado que haviam "acusado Yoon Suk Yeol de prisão hoje [domingo] sob a acusação de ser o líder de uma insurreição". 

Desde sua prisão, ele foi mantido em um centro de detenção em Seul. A acusação significa que ele permanecerá detido até seu julgamento, que deve ocorrer nos próximos seis meses.

"Depois de examinar minuciosamente as provas obtidas durante a investigação, os promotores concluíram que era completamente apropriado indiciar o réu", acrescentou o comunicado. 

A necessidade de manter Yoon sob custódia é justificada pelo "risco contínuo de destruição de provas", afirmaram. 

Yoon também enfrenta uma série de audiências perante o Tribunal Constitucional, que deve decidir se mantém ou não a moção de destituição aprovada pela Assembleia Nacional.

Caso o veredicto seja desfavorável a Yoon, ele seria formalmente destituído e eleições seriam convocadas em um prazo máximo de 60 dias.

kjk/ceb/fox/es/zm/yr

Tópicos relacionados:

coreiasul politica yoon

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay