Internacional

Fortes tremores sacodem capital do Nepal

Publicidade

Uma série de fortes tremores sacudiu a capital do Nepal, Katmandu, pouco antes do amanhecer desta terça-feira (7, data local), segundo um repórter da AFP, depois que um sismo de magnitude 7,1 foi registrado em uma região remota do Himalaia, perto do Monte Everest.

Segundo o Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), o epicentro do tremor foi registrado na China, mas balançou edifícios em Katmandu, que fica a mais de 200 quilômetros de distância, e as autoridades nepalesas informaram que ainda estão avaliando os danos.

As áreas do entorno de Lobuche no Nepal, nas montanhas mais altas próximas do Monte Everest, também foram sacudidas pelos tremores e suas réplicas.

"O tremor aqui foi muito forte, todos estão acordados, mas ainda não temos informações sobre danos", afirmou o funcionário governamental Jagat Prasad Bhusal na região de Namche, que fica muito próxima ao Everest.

O Nepal está situado sobre uma falha geológica onde a placa tectônica indiana pressiona a placa euroasiática, razão pela qual ocorrem terremotos frequentes.

Em 2015, quase 9.000 pessoas morreram e mais de 22.000 ficaram feridas por um terremoto de magnitude 7,8 que atingiu o Nepal e destruiu mais de meio milhão residências.

pa-pjm/cwl/rpr

Tópicos relacionados:

china nepal sismo terremoto

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay