Internacional

Tribunal de Bangladesh emite ordem de prisão contra primeira-ministra destituída

Publicidade
Carregando...

Um tribunal de Bangladesh emitiu nesta quinta-feira (17) uma ordem de prisão contra a ex-primeira-ministra Sheikh Hasina, que fugiu do país depois de ser destituída por uma onda de protestos em agosto e que é acusada de responsabilidade em massacres e crimes contra a humanidade.

Hasina, que permaneceu 15 anos no poder, foi acusada de violações dos direitos humanos e de execuções extrajudiciais dos seus rivais políticos.

"O tribunal ordenou a detenção da ex-primeira-ministra Sheikh Hasina e seu comparecimento ao tribunal em 18 de novembro", anunciou Mohammad Tajul Islam, promotor-chefe do Tribunal de Crimes Internacionais de Bangladesh.

"Sheikh Hasina estava no comando daqueles que cometeram massacres, assassinatos e crimes contra a humanidade em julho e agosto", declarou Islam.

O tribunal investiga várias denúncias de que Hasina ordenou "assassinatos em massa" dos manifestantes que participaram nos protestos que terminaram com sua queda.

Hasina, 77 anos, não é vista em público desde agosto e seu último paradeiro conhecido foi uma base militar perto da capital da Índia, Nova Délhi. 

Bangladesh revogou o passaporte diplomático da ex-primeira-ministra e sua presença na Índia provocou indignação. Os países vizinhos têm um tratado de extradição, mas o pedido pode ser negado se as acusações forem consideradas de "natureza política". 

sa-pjm/mca/an/avl/fp

Tópicos relacionados:

bangladesh justica politica tribunal

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay