Internacional

Papa lamenta morte de ambientalista assassinado em Honduras

Publicidade
Carregando...

O papa Francisco lamentou, neste domingo (22), a morte do líder ambientalista hondurenho Juan López, assassinado na semana passada no nordeste de Honduras, e condenou "toda forma de violência". 

"Soube com dor de que assassinaram Juan Antonio López em Honduras", declarou o pontífice argentino após a oração dominical dos Angelus na praça de São Pedro do Vaticano. 

"Me uno ao luto de [sua] igreja e à condenação de toda forma de violência", acrescentou o papa, que identificou López como "delegado da Palavra de Deus, coordenador da pastoral social da Diocese de Trujillo e membro fundador da pastoral de ecologia integral em Honduras". 

O líder ambientalista Juan López, de 46 anos, que estava na reta final em sua luta para fechar uma mina a céu aberto em Honduras, foi assassinado no sábado por matadores de aluguel que dispararam contra ele ao sair de um templo católico, em Tocoa, a 220 km ao nordeste de Tegucigalpa.

O crime provocou uma forte comoção no país centro-americano e reclamações de organismos de direitos humanos do exterior.

"Estou perto de quem vem tendo seus direitos elementares pisoteados e de quem trabalha pelo bem comum em resposta ao clamor dos pobres e da terra", afirmou o papa. 

López era um ferrenho opositor à exploração mineira a céu aberto em seu país e denunciou danos na reserva florestal de Botaderos, perto de Tocoa. 

O crime evocou o caso caso da reconhecida ambientalista Berta Cáceres, assassinada em 2016 também em Honduras, um dos países mais letais para ativistas ambientais no mundo, segundo a ONG Global Witness. 

bur-bc/hgs/dd 

Tópicos relacionados:

ambiente homicidio honduras meio minas vaticano

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay