x
Internacional

Boric pede eleições 'transparentes' e 'competitivas' na Venezuela

Publicidade
Carregando...

O presidente do Chile, Gabriel Boric, pediu nesta quinta-feira (25) eleições "transparentes, competitivas e sujeitas à observação internacional" na Venezuela. 

"Concordo e apoio as declarações de Lula de que aqui não podemos ameaçar nenhum ponto de vista com banhos de sangue, o que os líderes e candidatos recebem são banhos de votos", disse o presidente em entrevista coletiva com o chanceler Alberto van Klaveren.

A três dias das eleições, nas quais o atual presidente Nicolás Maduro busca a reeleição, Boric, crítico do regime venezuelano desde que se tornou presidente em março de 2022, concordou com as posições de outros líderes de esquerda latino-americanos, como o seu homólogo do Brasil e o ex-presidente argentino Alberto Fernández, que exigem a garantia de eleições transparentes no domingo e o reconhecimento de uma eventual derrota. 

O principal rival de Maduro é o adversário Edmundo González Urrutia, que representa a oposição após a inabilitação da líder María Corina Machado. 

O presidente chileno também enfatizou que a estabilidade e o progresso da Venezuela são uma questão que hoje interessa não só ao seu próprio povo, mas também a toda a América Latina.

pa-pb/mr/aa/dd

Tópicos relacionados:

chile eleicoes venezuela

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay