Internacional

Irã libertou cidadão francês preso, anuncia Macron

Publicidade
Carregando...

As autoridades iranianas libertaram um francês detido desde setembro de 2022, anunciou o presidente da França, Emmanuel Macron, que pediu a Teerã a libertação "sem demora" de outros três de seus cidadãos.

"Louis Arnaud está livre. Amanhã ele estará na França depois de uma prisão muito longa no Irã", escreveu Macron na rede social X, agradecendo especialmente a Omã por sua ajuda para alcançar um "final feliz".

Arnaud, um consultor bancário de cerca de 30 anos, foi condenado no ano passado a cinco anos de prisão por acusações de segurança nacional após ter sido preso enquanto viajava pelo Irã. 

Sua prisão ocorreu no contexto dos protestos que abalaram o Irã, no final de 2022, pela morte de Mahsa Amini, uma curda de 22 anos, enquanto estava sob custódia por supostamente violar o rigoroso regime de vestimenta para mulheres na República Islâmica.

A família de Arnaud afirmou que ele havia "se mantido à margem dos movimentos sociais que estavam começando" na época, acrescentando que "em nenhum momento ele agiu com intenções políticas ou descuido".

"Louis Arnaud saiu da prisão de Evin nesta quarta-feira [12] ao amanhecer. Ele consultou um médico que o liberou para pegar o avião", disse uma fonte diplomática francesa à AFP, acrescentando que ele estava em Omã, de onde viajaria para Paris.

Arnaud era um dos quatro cidadãos franceses detidos pelo Irã. Os outros três são a professora Cécile Kohler e seu parceiro Jacques Paris, e um homem identificado apenas por seu primeiro nome, Olivier. 

"Nossa alegria é imensa, mas não estará completa até que Cécile, Jacques e Olivier retornem", disse à AFP Sylvie Arnaud, mãe de Louis Arnaud.

dt/js/yad/hgs/mel/ln/am

Tópicos relacionados:

diplomacia franca ira prisioneiros

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay