Internacional

Dois mortos e incêndios florestais no Líbano após bombardeios israelenses

Publicidade
Carregando...

Bombardeios israelenses mataram neste sábado (8) duas pessoas e provocaram incêndios florestais no sul do Líbano, informou a imprensa estatal, enquanto o grupo armado Hezbollah anunciou a morte de um de seus combatentes.

O Hezbollah, grupo pró-Irã e aliado do Hamas, tem tido confrontos quase diários com as forças israelenses nos oito meses de guerra em Gaza, desencadeada pelo ataque do movimento islamista palestino em 7 de outubro.

A agência oficial libanesa NNA informou neste sábado que "um drone israelense realizou um ataque aéreo com dois mísseis guiados que atingiram um café em Aitarun, onde mataram o dono, Ali Khalil Hamad, de 37 anos, e um jovem chamado Mustafa A. Issa". Também relatou um "violento ataque aéreo" na localidade fronteiriça de Khiam.

O exército israelense disse em um comunicado que "um de seus aviões atingiu um terrorista do Hezbollah na região de Aitarun". Acrescentou que a força aérea também atacou "infraestrutura terrorista" nas regiões de Khiam e Markaba.

Pouco depois, o Hezbollah indicou que havia lançado foguetes Katiusha contra uma cidade do outro lado da fronteira "em resposta aos ataques do inimigo israelense contra povoados do sul e casas de segurança e contra civis, especialmente em Aitarun, onde duas pessoas morreram".

O movimento xiita muçulmano anunciou então que um de seus combatentes morreu pelo fogo israelense e identificou-o como Radwan A. Issa, sem dar mais detalhes.

Mais de oito meses de violência na fronteira, iniciados em 8 de outubro, deixaram pelo menos 458 mortos no Líbano, em sua maioria combatentes, mas também 88 civis, segundo um levantamento da AFP.

Do lado israelense, morreram 15 soldados e 11 civis nos confrontos, de acordo com as autoridades.

jos/jj/des/mas/arm/ic

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay