A Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) retoma nesta segunda-feira (6) as aulas presenciais, anunciou a instituição, depois de recorrer às aulas virtuais devido aos confrontos no campus entre manifestantes pró-Palestina e a polícia.

As manifestações contra a guerra em Gaza entre Israel e o movimento islamista palestino Hamas abalaram várias universidades nos Estados Unidos e terminaram com vários detidos, o que levou a Casa Branca a emitir uma diretriz para a restauração da ordem. 

A UCLA decretou na sexta-feira que as aulas seriam apresentadas de maneira virtual, depois que um contingente policial desmantelou um acampamento no campus e confrontos foram registrados entre ativistas pró-Palestina e manifestantes pró-Israel.

"O campus voltará a funcionar com normalidade nesta segunda-feira", informou o site da universidade. 

Mais de 2.000 pessoas foram detidas nas últimas duas semanas nos Estados Unidos na repressão policial dos protestos e aumentam as acusações de uso excessivo da força. 

Na quinta-feira, o presidente americano, Joe Biden, afirmou que "a ordem deve prevalecer", diante da crescente pressão de vários setores devido à onda de protestos.

ur-dhw/mca/an/meb/fp