O presidente de Israel, Isaac Herzog, recebeu nesta quarta-feira em Jerusalém os ministros das Relações Exteriores do Reino Unido e da Alemanha, e pediu à comunidade internacional que trabalhe "resolutamente" contra o Irã.

O chefe da diplomacia britânica, David Cameron, e sua homóloga alemã, Annalena Baerbock, são os primeiros diplomatas ocidentais a visitar Israel desde o ataque de drones e mísseis do Irã no sábado à noite contra o território israelense.

Teerã executou o ataque sem precedentes em represália ao bombardeio de 1º de abril contra seu consulado em Damasco, atribuído a Israel, no qual morreram sete membros da Guarda Revolucionária, o exército ideológico de Teerã.

"O mundo inteiro deve trabalhar de maneira decisiva e desafiadora contra a ameaça do regime iraniano, que tenta minar a estabilidade de toda a região", afirmou Herzog em um comunicado.

O presidente destacou que teve uma "conversa calorosa" com os dois ministros.

Antes da visita, na terça-feira, o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, fez um apelo por calma ao chefe de Governo de Israel, Benjamin Netanyahu, para que não inicie uma resposta que provoque uma "escalada significativa que não interessa a ninguém e apenas aprofundaria a insegurança no Oriente Médio".

Baerbock afirmou que o objetivo de sua visita é "garantir aos aliados em Israel a plena solidariedade da Alemanha" após o ataque iraniano, mas indicou que também deseja conversar sobre a "forma de evitar uma nova escalada".

A ministra alemã defendeu que a União Europeia adote novas sanções contra o programa iraniano de drones.

jd/kir/avl/es/fp