"Estamos nos aproximando perigosamente de um acidente nuclear" na usina nucelar ucraniana de Zaporizhzhia, advertiu, nesta segunda-feira (15), o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, ao condenar os ataques recentes contra a maior central nuclear da Europa.

A usina de Zaporizhzhia (ZNPP), situada no sul da Ucrânia e ocupada desde março de 2022 pela Rússia, sofreu uma série de ataques com drones desde 7 de abril, dos quais Moscou e Kiev se acusam mutuamente.

Esses "ataques temerários", os primeiros voltados diretamente contra a maior central elétrica da Europa desde novembro de 2022, "devem cessar imediatamente", defendeu o argentino Rafael Grossi em uma reunião do Conselho de Segurança da ONU dedicada a esse assunto.

"Embora, felizmente, não tenham causado um incidente radiológico desta vez, aumentaram enormemente o risco na central de Zaporizhzhia, onde a segurança nuclear já está comprometida", acrescentou o diretor-geral da AIEA, que conta com especialistas no local.

Além disso, estabelecem um "perigoso precedente, ao terem atingido com sucesso a estrutura de contenção de um reator".

"Dois anos de guerra pesaram muito sobre a segurança da central nuclear de Zaporizhzhia. Cada um dos sete pilares da segurança nuclear da AIEA foi comprometido. Não podemos ficar de braços cruzados e esperar que um último peso incline a balança", suplicou.

"Estamos nos aproximando perigosamente de um acidente nuclear", insistiu, ao também pedir que "não se permita que um jogo de dados decida o que acontece amanhã".

Embora os seis reatores da central estejam agora em desligamento a frio, "os perigos potenciais de um acidente nuclear grave continuam sendo muito reais".

Desde a invasão russa da Ucrânia em fevereiro de 2022, o conselho de governo da AIEA adotou quatro resoluções que condenam as ações da Rússia contra as instalações nucleares ucranianas.

A central de Zaporizhzhia fica na cidade de Enerhodar, às margens do rio Dnieper, e foi alvo de ataques e bombardeios nos dois últimos anos.

abd/rle/atm/mel/rpr/ic