O sistema de defesa aérea israelense "Cúpula de Ferro" interceptou milhares de foguetes desde o seu lançamento em 2011, oferecendo proteção importante em tempos de conflito. 

Tem sido amplamente utilizado para proteger instalações militares e civis dos frequentes disparos de foguetes procedentes de Gaza e do Líbano, no contexto da atual guerra entre Israel e o movimento islamista palestino Hamas. 

Israel desenvolveu inicialmente a "Cúpula de Ferro" sozinho após a guerra do Líbano em 2006, mas depois os Estados Unidos aderiram ao projeto, fornecendo conhecimentos especializados em defesa e bilhões de dólares em apoio financeiro. 

O sistema tem uma taxa de interceptação em torno de 90%, segundo a empresa militar israelense Rafael, que participou de seu projeto. 

Esta é a sua estrutura e funcionamento:

- Um sistema em três partes -

A "Cúpula de Ferro" é um dos elementos do sistema de defesa antimísseis israelense, que possui vários níveis. Foi projetada para derrubar foguetes com alcance de até 70 quilômetros. 

Cada bateria desta "Cúpula de Ferro" é composta de três partes principais: um sistema de detecção por radar, um computador que calcula a trajetória do foguete que se aproxima e um lançador que dispara interceptadores se o foguete tiver probabilidade de atingir uma área construída ou estratégica. 

Além disso, Israel possui outros sistemas de defesa antimísseis, como o Arrow, que atua contra mísseis balísticos, e o sistema David's Sling, cujo objetivo é neutralizar ataques de foguetes ou mísseis de médio alcance.

- Quanto custa? -

A produção de cada interceptor da "Cúpula de Ferro" custa entre 40 mil e 50 mil dólares (entre 205,4 mil 256,7 mil reais na cotação atual), segundo o Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, com sede em Washington. 

Esse instituto estima que fabricar um sistema completo, com radar, computador e três ou quatro lançadores - cada um deles, com até 20 interceptadores - custe cerca de 100 milhões de dólares (513,5 milhões de reais). 

Israel possui 10 sistemas deste tipo, segundo o grupo americano de aeronáutica e defesa RTX, que participa da construção da "Cúpula de Ferro". De acordo com outras estimativas, o número poderia ser ligeiramente maior.

- Apoio dos Estados Unidos -

O sistema "Cúpula de Ferro" é um dos pilares estratégicos da aliança entre Estados Unidos e Israel e tem sido apoiado por sucessivas administrações democratas e republicanas. 

Em agosto de 2019, o Exército americano assinou um contrato para a compra de duas baterias da "Cúpula de Ferro" para reforçar as suas próprias capacidades de defesa antimísseis de curto alcance.

da/juf/am/jvb/zm/aa