Os serviços de emergência da Espanha localizaram uma embarcação à deriva com quatro corpos a bordo perto da costa de Cartagena, no sudeste do país, informaram nesta sexta-feira o Salvamento Marítimo e a Guarda Civil.

Uma das hipóteses mencionadas indica que o barco transportava migrantes que tentavam chegar à costa espanhola, mas a investigação prossegue, informaram fontes da Guarda Civil.

Na quinta-feira à noite, as equipes de resgate receberam um alerta sobre uma embarcação que havia sido avistada 11 milhas náuticas (quase 20 quilômetros) ao sudeste de Cartagena, no Mediterrâneo espanhol, com quatro pessoas que pareciam mortas, explicou a porta-voz do serviço de Salvamento Marítimo. 

Ao chegar ao local, com a Guarda Civil, as equipes confirmaram que havia "quatro pessoas falecidas" na embarcação, no qual não encontraram mais ninguém, segundo as duas corporações.

O barco, rebocado para o porto de Cartagena, pode ter ficado sem combustível, afirmaram fontes da Guarda Civil, que abriu uma investigação.

No sul da Europa, a Espanha é uma das principais portas de entrada dos migrantes sem documentos no continente.

No ano passado, entraram de maneira irregular no país 56.852 pessoas, quase o dobro (+82,1%) do registrado em 2022, devido ao recorde de chegadas ao arquipélago das Canárias, no Oceano Atlântico e próximo da costa noroeste de África.

Segundo a ONG espanhola Caminhando Fronteiras, ao menos 6.618 migrantes morreram ou desapareceram em 2023 quando tentavam chegar à Espanha, a média de 18 por dia.

rs/al/jvb/fp