Bogotá e municípios vizinhos sofrerão racionamento de água a partir da próxima quinta-feira, devido ao nível baixo dos reservatórios causado pelo fenômeno El Niño, anunciaram autoridades da capital colombiana nesta segunda-feira (8).

Temos que "tomar medidas restritivas para garantir que a água de Bogotá não se esgote e seja suficiente para todos", informou o prefeito de Bogotá, Carlos Fernando Galán.

Em consequência da seca causada pelo El Niño, o nível de três reservatórios que abastecem a cidade está baixo. Dez municípios vizinhos enfrentam o mesmo problema e também haverá racionamento nesses locais.

A falta de chuvas ocasionou em janeiro centenas de incêndios florestais na Colômbia, que consumiram 17.100 hectares. A ministra do Meio Ambiente, Susana Muhamad, ressaltou ontem "as temperaturas inusitadas" de até 24°C em Bogotá, uma cidade andina e tradicionalmente fria, e disse que deve voltar a chover até o começo de maio.

Em Bogotá os cortes acontecerão por setor, durante 24 horas. Apenas uma localidade ficará isenta da medida. Em duas semanas, a prefeitura vai analisar se será necessário estender o racionamento, uma vez que a meta é diminuir o consumo de água nos lares em 11%.

Durante quase um ano, entre 1992 e 1993, Bogotá e diversas regiões da Colômbia enfrentaram apagões de até nove horas por dia devido ao baixo nível de água nas hidrelétricas por causa do fenômeno El Niño.

vd-hba/das/db/yr/lb/mvv