Uma astronauta da Nasa, um russo e uma cosmonauta bielorussa aterrissaram de forma segura neste sábado (6) após um período a bordo na Estação Espacial Internacional (ISS), anunciou a agência russa Roscosmos. 

"Hoje às 7h17 GMT (4h17 em Brasília) o veículo de aterrissagem da nave espacial tripulada Soyus MS-24 aterrissou na cidade cazaque de Jezkazgan", disse a Roscosmos. 

"A saída de órbita (da nave) e seu retorno à Terra ocorreu com normalidade", afirmou a agência espacial russa.

Segundo a nota à imprensa, o experiente cosmonauta russo Oleg Novitski e a primeira cosmonauta bielorussa da história, Marina Vasilevskaia, "passaram 14 dias em órbita", enquanto a astronauta americana Loral O'Hara voltou de uma missão de 204 dias. 

Para Vasilevskaia e O'Hara, esse foi o primeiro voo de suas carreiras à ISS. 

Em um comunicado à imprensa divulgado pela sua assessoria, o presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, "parabenizou a tripulação da nave espacial Soyuz MS-24 por sua exitosa aterrissagem". 

Há duas semanas, o lançamento da nave Soyuz para a ISS com Marina Vasilevskaia, de 33 anos, e Oleg Novitski a bordo foi adiada por alguns dias e decolou em 23 de março. 

Esse adiamento representou um novo revés para o setor espacial russo, que há anos sofre com problemas de financiamento, escândalos de corrupção e fracassos como a perda da sonda lunar Luna-25 em agosto de 2023. 

O setor espacial russo agora está limitado por sua falta de inovação, e a maioria de seus sistemas depende de tecnologias soviéticas, que, em geral, são confiáveis, porém obsoletas. 

Também enfrenta uma maior concorrência de empresas privadas, como a SpaceX, propriedade do bilionário Elon Musk. 

bur/mab/eg/dd/yr