Vídeo de ataque a uma delegacia francesa não tem relação com imigrantes
Mais lidas
compartilhe
Siga noUm vídeo de pessoas depredando uma delegacia na França não mostra um ataque provocado por imigrantes. Publicações que compartilham a sequência com essa alegação somam mais de 1,5 mil interações nas redes sociais desde 18 de março de 2024, afirmando que o caso teria ocorrido em Marselha (ao sul do país). Porém, o episódio aconteceu na região de La Courneuve (ao norte) e seus autores foram jovens da cidade.
“Imigrantes muçulmanos invadem a delegacia de polícia de Marselha com coquetéis molotov. Macron quer fazer guerra contra a Rússia sem saber que já perdeu a guerra na própria França”, diz uma das publicações que compartilham o vídeo noXe noFacebook.
Algumas publicações que circulam noFacebooke noInstagramindicam que o ataque teria sido provocado por imigrantes, sem especificar que eram muçulmanos.
A alegação circula também eminglês,alemão,espanhol,francêserusso.
Nas imagens, é possível ver um grupo de pessoas jogando o que parecem ser coquetéis molotov e artefatos pirotécnicos em um prédio.
Uma busca no Google com os termos em francês“ataque”,“migrantes”,“polícia”e“Marselha”, filtrando por março de 2024, não levou a registros da imprensa sobre a suposta investida.
Uma nova pesquisa, dessa vez com a frase em francês“ataque a uma delegacia”, levou auma matériapublicada pelo portal Le Parisien, em 17 de março de 2024. O texto contémregistrosem que é possível identificar o mesmo lugar e ações similares aos que aparecem na sequência viral.
De acordo com a reportagem, as imagens mostram um ataque a uma delegacia policial em La Courneuve, na região de Seine-Saint-Denis, a poucos quilômetros de Paris.
A AFP tambémnoticiouo caso. De acordo com testemunhas, o ataque durou pouco mais de uma hora.
Uma consulta ao Google Maps permitiulocalizara delegacia de La Courneuve, cuja fachada é a mesma do edifício que aparece no vídeo compartilhado nas redes sociais.
Ataque não foi feito por imigrantes
De acordo com a reportagem da AFP, o ataque foi uma reação dos jovens de La Courneuve à morte de Wanys R., morador da região, após uma perseguição policial em Aubervilliers em 13 de março de 2024.
“Podemos estabelecer um vínculo entre esse ataque à delegacia e a morte”porque“evidentemente os jovens são do bairro de onde ele era”, confirmou o chefe da polícia de Paris, Laurent Nuñez, ao canal televisivo francês BFMTV, em 18 de março.
Nove pessoas foram detidas após o ataque. Seis delas, incluindo dois menores de idade, foram encaminhadas aos tribunais e as demais foram libertadas sem acusações,informouo Ministério Público de Bobigny.
A AFP já desmentiu anteriormente informações falsas relacionadas a imigrantes, principalmente muçulmanos, na Europa (1,2).
Referências
Vídeo publicado pelo Le Parisien em 17 de março de 2024