Dirigente do Fed espera corte único da taxa de juros este ano nos EUA
compartilhe
Siga noO Federal Reserve (Fed, banco central americano) poderia ter um único corte de juros este ano, diante dos dois ou três esperados pelo mercado, avaliou, nesta quarta-feira (3), uma autoridade do banco central em uma entrevista à CNBC.
Consultado sobre sua postura em relação às taxas básicas de juros, o presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, confirmou que espera um único corte.
"Voltei a pensar como antes porque temos visto a inflação em uma trajetória muito mais acidentada", afirmou.
"Prevemos que a inflação se modere muito mais lentamente do que muitos antecipavam e devemos ser mais pacientes", resumiu.
Nestas condições, a primeira e talvez única redução das taxas de juros poderia ocorrer "no fim do ano, no último trimestre".
Alguns dados "secundários" dos números da inflação levaram Bostic a "se preocupar com o risco de que as coisas evoluam mais lentamente" do que o esperado.
Para Bostic, o Fed não vai alcançar sua meta de uma inflação de 2% antes de 2026.
A inflação recorde, que atingiu 9,5% em junho de 2022 nos Estados Unidos, levou o Fed a aumentar fortemente suas taxas de juros, que passaram de 0% para 5,50% entre março de 2022 e agosto de 2023. Desde então, foram mantidas inalteradas.
Juros altos encarecem o crédito, o que desestimula o consumo e os investimentos, reduzindo assim as pressões sobre os preços.
Segundo o índice PCE, a medida preferida pelo Federal Reserve, a inflação a 12 meses em fevereiro foi de 2,5%, levemente acima da medição de janeiro, de 2,4%.
els/nth/mr/dga/mvv/aa